segunda-feira, março 15

Bacia Hidrográfica do Monjolinho

.

O rio Monjolinho nasce na área rural de São Carlos (cota = 900m), cidade que possui a maior área em sua sub-bacia hidrográfica, sendo esta de extrema importância para a cidade e região , pois integra a bacia hidrográfica do rio Jacaré-Guaçu (um dos mais importantes afluentes da margem direita do rio Tietê).

http://www.cdcc.usp.br/bio/mapas.htm

.

As bacias hidrográficas possuem uma classificação que nos permite entender suas hierarquias e seu funcionamento, que pode ser feito em escala local em uma microbacia (topografia, tipo de solo, tipo de ocupação), ou podendo até mesmo chegar em uma mesobacia (escala continental).

.

No município de São Carlos, o rio Monjolinho é o que possui maior ordem (uma nascente é um rio de 1ª ordem que deságua em um rio de 2ª ordem; já a junção de dois da 2ªordem deriva um de 3ª ordem e assim sucessivamente), ou seja, quanto maior for o rio, maior será a quantidade de rios existentes.

.

+ informações:

http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/05-05-07/Estudos_sobre_Bacias_Hidrograficas.pdf

.

O projeto para o Parque Monjolinho tem como objetivo utilizar-se da escala urbana até a escala local, através de diagnósticos e prognósticos, para a melhoria da qualidade ambiental da cidade e de seus cidadãos.

2 comentários:

Rodrigo Lapa disse...

Olá Julyana, tudo bem?
O blog está ficando legal, gostei da forma que você diagramou as imagens e o texto. Ficou com uma leitura agradável.
Falta agora inserir alguma apresentação tipo power point ou pdf para deixar o blog mais interativo.
[]'s

Lurdgs disse...

Hey Ju!
Gostei muito da reformulação que você fez no blog! As cores estão ótimas, e o template ficou bem legal também, pois fala do seu tema sem uma referência literal de parque. Adorei!

Bjs.

Postar um comentário