Pré- TGI (8º Período)

A princípio, a escolha para o TGI - Trabalho de Graduação Interdisciplinar, era propor uma ciclovia que interligasse pontos estratégicos em toda a cidade, levando em consideração a topografia acidentada de São Carlos.

Além dessa ciclovia, propor novos passeios para pedestres, trilhas, acessos diferenciados, melhoria do micro-clima da cidade, equipamentos públicos de esporte, lazer e cultura.

..........................................................................................................................................................


As  referências utilizadas para as leituras de projeto* foram norteadoras para estudos do Parque Monjolinho, desde a estruturação urbana, como o projeto de Jorge Jáuregui na Favela da Rocinha - Rio de Janeiro, o Projeto Beira Rio de Piracicaba, até a escala arquitetônica, como a leitura da revitalização do Sesc Pompéia de São Paulo - projeto de Lina Bo Bardi.

* Disciplina cursada no 8º período (2009)

..........................................................................................................................................................


Nas acessorias de TGI o projeto começou a ser discutido em escala urbana, sendo diagnosticados diversos problemas ambientais no Córrego do Monjolinho, em especial a implantação do projeto - situada em uma região de APP (Área de Preservação Permanente) e entrecortada por avenidas marginais, que dificultam o acesso de pedestres e ciclistas, além de contar com soluções imediatas e inapropriadas de canalização em algumas partes do córrego.  


Consequências:



Levando em consideração esses principais aspectos, serão apontadas algumas diretrizes que recuperam ambientalmente o Córrego do Monjolinho, assim como seus principais afluentes.

..............................................................................................................................................................................................................


Entretanto, senti a necessidade de "aumentar o zoom" para poder projetar também na escala do pedestre; por se tratar de uma extensa área, tive que escolher um começo.

Resolvi então começar pelo meio, onde todos os problemas se concentram -entre eles,  o sistema viário - crítico no trecho da "curva do joinha", pontos de transporte coletivo em locais inadequados, poluição (visual, sonora e ambiental), carência de comércio e serviços, falta de acessibilidade para pedestres, entre outros.

...........................................................................................................................................................






Visualizar Chácara do Joinha e entorno:








0 comentários:

Postar um comentário